Através do processo de Forjamento a quente, desenvolvemos peças a partir de 0,020 a 5,0 Kg (acima, sob consulta) de acordo com a geometria, em Aços Carbono, Ligados, Inoxidável e Rápido, obedecendo a norma técnica “DIN EN 10243-1”, ou norma indicada pelo cliente.
O processo de forjamento a quente, consiste em aquecer o material acima da zona de recristalização e conformá-lo em matrizes fechadas com as dimensões adequadas ao produto, ou abertas, gerando esboços do produto.
A principal vantagem deste processo é o aumento da resistência mecânica que se consegue através do redirecionamento do fibramento do material, conseguindo com isso produtos mais leves e resistentes. Além disso, em muitos casos, é possível eliminação de processos posteriores de usinagem, reduzindo custos de fabricação.
O Processo de Forjamento é realizado em equipamentos específicos que geram energia suficiente para conformação do material bruto em um determinado produto. Utilizam-se hoje prensas e martelos.
As operações posteriores ao forjamento permitem dar à peça a configuração do produto final, mantendo campos de tolerância conforme a norma NBR 8999, ou tolerâncias mais restritas, desde que acordadas entre as partes.